quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dinheiro acima de tudo , CBF?




Nessa fria manhã de quarta ,ao ligar á televisão , me deparo com a transmissão do amistoso que a Seleção Brasileira realizou contra a "poderosa" seleção do Zimbábue . Até aí nada de mais,até porque , próximo a Copa ,é até arriscado enfrentar seleções muito fortes , esse amistoso serviu mais para observações do que para análises técnicas mais detalhadas .
O que me chamou a atenção foi tomar conhecimento de que a nossa "caridosa" CBF , recebeu a bagatela de US$1,8 milhão de dólares do governo local para enfrentar a seleção de um país que vive em profundo estado de miséria e que 88% da população está desempregada . O que mais incomoda nisso tudo é que a CBF conta com dez (eu disse, dez !!!) patrocinadores e anda esbanjando dinheiro , que por vezes tem um fim no mínimo, desconhecido . Se a poderosa entidade ,que comanda o futebol canarinho , pensasse no futebol como meio de inclusão social , utilizaria a fama do futebol brasileiro para fazer do amistoso de hoje , além de preparação de nosso escrete para a COPA , uma forma de levar não só alegria ao povo do Zimbábue ,mas também levar uma oportunidade , uma esperança de ter um futuro melhor .Como ? Simples meus caros amigos , ao invés de cobrar grana e compactuar com o governo ditatorial existente naquele território , a nossa Confederação Brasileira de Futebol ,poderia , não cobrar nada pelo jogo e pedir doações para seus patrocinadores ,ajudando assim os sofridos habitantes do país africano . Além disso poderia levar uma cliníca sobre futebol e ajudar na criação de um projeto ,onde as crianças poderiam ir ás aulas e assim com notas boas praticassem futebol ,visando assim uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida da população .Mas com certeza a nossa CBF , não está preocupada em projetos sociais e em utilizar o futebol como forma de inclusão social ,pois pouco o faz no Brasil . Simplesmente está preocupada em ganhar dinheiro acima de tudo ,sempre gerando lucros cada vez mais altos para a entidade , e grana essa que não é nem repartida com os clubes , que tanto ajudaram na montagem das seleções do Brasil .
Agora só para constar , enquanto o presidente da CBF (que eu me recuso a citar o nome) e seus diretores devem estar comemorando o belo reforço de caixa com um farto almoço ,adivinha quem estará pagando a conta do valor dado a CBF ?Sim , o lado mais fraco da história ,ou seja , a população do Zimbábue .Pois por cada ingresso comprado , o habitante do país africano , deixa de comprar pelo menos cinco refeições . Ou seja a principal potência do futebol , ao invés de lutar contra as desigualdades sociais , pode ser motivo pra que mais pessoas morram de fome .Além disso ,compactua com um regime de governo que tanto causa sofrimento ,gera a alienação e condena as pessoas a viver sem esperança .
Amigos o futebol , de forma alguma , tem de ser motivo para promoção política e exploração do povo.O futebol tem de ser na verdade, um momento de lazer,de alegria de todos os povos . Ele tem de fazer parte da cultura da população ese possível , ser mais um agente de transformação do sistema vigente .O que quero dizer é que nem sempre dinheiro é tudo ,e futebol não é simplesmente um negócio .

Nenhum comentário:

Postar um comentário