
A série Grandes Jogos viaja quinze anos no tempo ,para falar do principal título da história do Botafogo, o título brasileiro de 1995 .
Naquele ano o Alvinegro montou um time experiente que misturou grandes jogadores como Túlio , Donizete , Sérgio Manoel ,com jogadores de pura raça como Beto,Gonçalves e Leandro Ávila . Era acima de tudo um time seguro , que tinha uma estrela lá na frente Túlio maravilha .
O Brasileirão de 95 , foi disputado por 24 equipes , divididos em dois grupos de doze . Todos jogavam contra todos ,na primeira etapa se jogava contra os times do mesmo grupo e na segunda contra os times do outro grupo . Os primeiros colocados de cada grupo nas duas etapas fariam as semifinais ,que ficaram da seguinte forma : BotafogoxCruzeiro e SantosxFluminense .
O Botafogo eliminou o Cruzeiro após dois empates e o Santos chegou a final depois de perder por 5a2 no primeiro jogo e derrotar o Flu por 4a1 na volta . Era chegado a hora da final , e o favorito era o Santos que tinha em seu elenco Narciso , Giovanni , Jamelli e Robert. Mas o Glorioso não deu bola para o favoritismo dos paulistas e venceu o primeiro por 2a1gols de Gottardo e Tulio ,com Giovanni descontando .
E enfim no dia 17 de dezembro , Santos e Botafogo adentraram o gramado do pacaembu para a grande final com o Bota tendo a vantagem do empate e o Santos jogando por uma vitória simples . O jogo foi tenso ,nervoso ,muito disputado . Mas o Batafogo saiu na frente com um gol de Túlio aos 24 minutos,impedido e aumentou sua vantagem . Mas no primeiro minuto do segundo tempo, Marcelo Passos empatou em outro lance irregular . O Santos tentou a todo custo o segundo gol ,mas o Botafogo era valente e resistia arduamente . O time da Vila até marcou ,mas em outro erro do árbitro , o gol foi anulado . Polêmica á parte , ao apito final o Botafogo se consagrava o grande Campeão Brasileiro de 1995 , com Túlio artilheiro e aquela geração eternizada en todos os corações alvinegros .
Ficha Técnica :
17 de Dezembro de 1995 Santos 1 – 1 Botafogo Pacaembu (São Paulo)
Público: 28.488
Árbitro:
Márcio Rezende de Freitas Minas Gerais
Gols : Túlio Gol marcado aos 24 minutos de jogo / Marcelo Passos Gol marcado aos 46 minutos de jogo
Santos: Edinho; Marquinhos Capixaba, Ronaldo, Narciso e Marcos Adriano; Carlinhos, Marcelo Passos e Robert (Macedo); Jamelli, Giovanni e Camanducaia. Técnico: Cabralzinho.
Botafogo: Wágner; Wilson Goiano, Gottardo, Gonçalves e André Silva (Moisés); Leandro, Jamir, Beto e Sérgio Manoel; Donizete Pantera e Túlio. Técnico: Paulo Autuori.
Veja aqui os gols da final e alguns da comemoração alvinegra :
Nenhum comentário:
Postar um comentário