sexta-feira, 29 de junho de 2012

Entrevista com Edson Barboza Jr.

Entrevista feita por Matheus Oliveira com o lutador de MMA, Edson Barboza Júnior, logo após o UFC 146, em que o atleta friburguense enfrentou o americano Jamie Varner. 


  A cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é destaque quando o assunto é artes marciais, e o principal nome do município é um dos grandes lutadores de MMA do país e do mundo: Edson Barboza Junior.
  O atleta começou sua carreira no Muay Thai aos oito anos de idade, em um projeto social. Aos nove anos foi campeão brasileiro e estadual da modalidade. E, já novo, era um fenômeno no esporte, aplicando 34 chutes em apenas 15 segundos. Após os títulos no Muay Thai, Edson ingressou no MMA e em 2009 foi morar nos EUA, para dar aulas da modalidade na academia The Armory, em Júpiter, próximo de Miami, na Flórida. E assim ele começou a lutar em eventos menores de MMA, como o Street Kings, o Renaissance e o King of Combat, tendo vencido as seis lutas que fez nestes torneios.
  Foi em novembro de 2010, que ele estreou no UFC, o maior evento de MMA do planeta, derrotando o americano Mike Lullo por nocaute técnico. Em 2011, ele venceu Anthony Njokuani por decisão unânime dos juízes. A terceira luta foi pelo UFC Rio e a oportunidade de lutar em casa pela primeira vez na carreira de lutador de MMA. E ele venceu Ross Pearson por decisão dividida dos juízes. Em 2012, Edson ficou ainda mais em evidência ao protagonizar, segundo especialistas o nocaute mais espetacular da história do UFC. Com um chute rodado, um golpe típico do Muay Thai, ele nocauteou Terry Etim e conquistou a quarta vitória seguida no UFC. No último, dia 26 de maio, Edson encarou Jamie Varner pelo UFC 146 e perdeu pela primeira vez na carreira. Porém, a vida de um atleta não se resume só a momentos bons. Para se chegar as grandes glórias, é necessário tirar lições das derrotas. E seguir lutando para voltar ainda mais forte. E é isso que pensa o lutador friburguense Edson Barboza Junior, após a a sua primeira derrota em combates de MMA para o americano Jamie Varner. Nesta entrevista exclusiva, Juninho, como é chamado pelos amigos, fala sobre a preparação para a luta, sobre os próximos passos na carreira e manda uma mensagem de agradecimento aos fãs.


A entrevista


Como foi a sua preparação para a luta contra o Jamie Varner? 
Edson Barboza: A preparação para essa luta foi a melhor que eu já tive em toda a minha carreira no MMA. Eu não tive lesões, meu cardio estava ótimo. Assim como minha parte do chão e em pé. Eu não estou aqui para dar desculpas. Realmente foi uma coisa que aconteceu. Eu simplesmente não lutei. Travou. Coisa que pode acontecer com qualquer lutador que sobe ali no octógono. Só quem é lutador sabe. Eu sei que eu sou muito melhor do que aquilo ali. 

"Quero continuar lutando. 

E lutando contra os melhores..."


De que forma você encarou este primeiro revés na carreira? 
Edson Barboza: Eu encarei como algo que tinha que acontecer. Eu deixo tudo na minha vida nas mãos de Deus. E se essa foi a vontade dele. Eu vou encarar. Vou voltar muito mais experiente para a próxima. 

Existe alguma luta prevista para esse ano? 
Edson Barboza: Ainda não, mas como eu disse, espero que seja o mais rápido possível, pois estou sem lesão nenhuma graças a Deus, estou pronto para encarar mais uma batalha em breve. Se Deus quiser. 

“...Essa luta me abriu os olhos,

 e eu quero ser campeão do UFC”


 Você vai continuar nos EUA depois desta luta ou ficará um tempo no Brasil?
 Edson Barboza: Eu vou continuar nos EUA. Eu moro aqui, minha estrutura é toda aqui. Eu e meus treinadores já conversamos e agora vamos ver o que deve ser modificado para o próximo camping de treinamento. Por enquanto eu não tenho data para visitar o Brasil. 

Quais os seus próximos objetivos no MMA? 
Edson Barboza: Quero continuar lutando. E lutando contra os melhores. Eu quero lutar o mais rápido possível. 

Qual a sua expectativa para as próximas lutas? 
Edson Barboza: A expectativa de sempre. Lutar, e lutar contra os melhores. Agora eu vou voltar mais experiente e mais preparado. Antigamente, eu não ficava falando isso, mas agora essa luta me abriu os olhos, e eu quero ser o campeão do UFC.

Mande uma mensagem para todos os seus conterrâneos friburguenses que pararam para assistir a sua luta. 
Edson Braboza: Galera de Nova Friburgo, minha família, meus amigos, meus fãs, eu amo vocês! Obrigado pela força e pela torcida de todos! Uma coisa boa nessa história toda é que eu sei que posso contar com vocês de verdade! Obrigado pelas mensagens e pelo apoio! Isso significa muito para mim! Eu vou continuar levando o nome de nossa cidade por onde quer que eu for. Continuo contando com o apoio e a torcida de vocês para a próxima luta! Grande Abraço! Edson Barboza Jr.


Esta matéria foi veiculada nos jornais Nova Imprensa (Nova Friburgo) e O Fluminense (Niterói).

Nenhum comentário:

Postar um comentário