sexta-feira, 20 de julho de 2012
19 de Julho: Dia nacional do futebol
Quando os chineses começaram a jogar bola com os pés, em 2.600 A.C., com oito jogadores em todos os times e em campos de quatorze metros, eles mal sabiam que seriam os precursores de uma paixão mundial, que ganhou ainda mais força em terras tupiniquins. E na última quinta-feira, dia 19 de julho, para celebrar tamanha paixão, foi comemorado o dia nacional do futebol, em homenagem a primeira equipe registrada como clube no Brasil: O Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.
O futebol como conhecemos hoje, teve origem na Inglaterra, no século 19. Em 1848, em Cambridge, foi estabelecido um código de regras para o esporte. Já em 1871, foi criada a figura do goleiro, que seria o único que poderia usar as mãos. Em 1875, foi criado o tempo: 90 minutos por partida, dividido em dois tempos de 45 minutos. Em 1891 , criaram o pênalti e em 1901 ,o impedimento.Com o sucesso do esporte, as equipes européias se reuniram e decidiram fundar em 1904 ,FIFA,para comandar as ações do esporte e organizar os grandes eventos esportivos.
No Brasil, o futebol chegou através de Charles Miller, que após passar um período estudando na Inglaterra, aprendeu as técnicas do futebol e trouxe para o país uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Charles Miller ajudou a massificar o esporte e logo os primeiros clubes foram criados como o Rio Grande e a Ponte Preta. No Rio de Janeiro, o estudante e integrante da elite carioca, Oscar Cox, foi o principal idealizador do futebol no estado e junto com outros colegas de classe, fundou o Fluminense Football Club, primeira equipe exclusivamente de futebol do Rio de Janeiro em 1902.
O sucesso no esporte no país foi tão grande que logo vários outros clubes surgiram e ajudaram a fazer do Brasil, o país do futebol. Os principais clubes do país são: Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio e Internacional, que revelaram craques como Pelé, Zico, Roberto Dinamite, Junior, Leandro, Dida, Zizinho, Leônidas, Ademir, Rivellino, Gerson, Tostão, Reinaldo, Coutinho, Pepe, Orlando, Edmundo, Romário, Bebeto, Raí, Domingos da Guia, Ademir da Guia, Leivinha, Sócrates, Marcelinho Carioca, Valdomiro, Renato Gaúcho, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Adilson, Danrlei, Tita, Baltazar, Niltonsantos, Garrincha,Didi,Jairzinho,Assis,Branco,Leonardo,Zinho,Paulo Cesar Caju, Carlos Alberto Torres,entre tantos outros que ajudaram a escrever histórias importantes e a conquistar cinco títulos mundiais , oito Copas Américas e três Copas das Confederações entre outras tantas conquistas.
Falando em Mundial, ele surgiu em 1930, idealizado por Jules Rimet, se tornando ao longo dos anos como a principal competição de futebol do mundo. Em 19 edições realizadas, os campeões são: Brasil cinco títulos (58, 62, 70,94 e 2002), Itália quatro títulos
(34, 38,82 e 06), Alemanha três títulos (54,74 e 90), Uruguai dois títulos (30 e 50), Argentina dois títulos (78 e 86), Inglaterra um título (66), França um título (98) e Espanha um título (2010).
O futebol nos dias de hoje é a grande paixão do povo brasileiro, que muitas vezes gasta parte de seu salário para ir aos jogos, que tem confia em seus jogadores, e que faz da brincadeira com seus rivais, um momento de diversão, tornando as segundas e quintas mais alegres que costume. O futebol se tornou um fator de integração social, não fazendo distinção de raça, cor, credo ou classe social. O torcedor rico da zona sul pode abraçar o da favela como se fossem velhos conhecidos e bons amigos, num momento único e de exultação pelo gol do time do coração. Enfim o futebol é a cara do povo brasileiro.
Então não se importa se você rubro-negro, tricolor, alvinegro, cruzmaltino, alvirrubro ou
Colorado, vibre , cante com seu time, comemore as vitórias, brinque com os seus amigos, se emocione com as grandes vitórias, de carrinho junto com o zagueiro, lance com a meia e faça o gol com o atacante. Viva o espírito do futebol sempre em paz. E viva o futebol brasileiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário