sábado, 15 de maio de 2010

Um Time de Soldados



O nosso bravo (literalmente) Dunga , deve estar com as orelhas ardendo de tanto que foi cornetado ,após a divulgação da lista dos convocados para a Copa do Mundo de 2010 , na qual não constava os nomes dos craques esperados pela opinião pública . O que essa lista mostra claramente ,é que Dunga privilegiou os jogadores ques estiveram por mais tempo vestindo a camisa Amarela durante a sua gestão no cargo ao invés de chamar jogadores com digamos, um futebol diferenciado . Com exceção feita a Kaká e Robinho (os únicos "craques da lista), Dunga optou pela união , determinação e entrega para lutar pela conquista do Hexa Mundial .
Ao mesmo tempo á imprensa esportiva e os torcedores principalmente , se mobilizaram para que Ganso ,Neymar e o Gaúcho fossem convacados para dar um brilho maior no futebol da Seleção. E eis que surge uma ótima discussão para quem gosta de futebol e está muito ansioso para o início da COPA:Para levar o título devemos apostar nos craques, independente de experiência, momento ou comprometimento ou devemos levar jogadores disciplinados e que demostram uma enorme dedicação ?
Para começar a responder essa questão ,devemos analisar os dois lados da situação e nos colocar no lugar dos envolvidos.Isso mesmo , se fossemos nós a ocupar o cargo de técnico da seleção ,convocaríamos apenas os atletas de talento e que passam por um ótimo momento ou confiaríamos no grupo de jogadores simplesmente pela vontade demonstrada de defender a seleção ? A resposta pode parecer simples ,mas não é .
O Dunga hoje consegiu montar uma base comprometida com a seleção e com o objetivo de conquistar o título mundial ,fazendo assim com que os torcedores se aproximassem novamente da equipe canarinho . Além disso , em termos de resultados , o trabalho desenvolvido até aqui é impecável ,apesar da falta de brilhantismo . Outro ponto positivo é o entrosamento ,o que numa competição curta como a COPA do Mundo pode fazer toda a diferença,já que muitos jogadores chegam abaixo de suas condições fisícas e não há muito tempo para se recuperarem .
Por outro lado ,poderia ser muito interessante para a Seleção , se nosso técnico levasse jogadores de maior habilidade que pudessem decidir as partidas .Mesmo que entrassem no decorrer dos jogos ,poderiam mudar uma partida em um único lance . Além de dar melhores possibilidades táticas ao Brasil ,pois fica claro que após essa convocação que nosso banco de reservas é muito fraco .
Partindo desse princípio , podemos concluir que a ida ao Mundial deve ser avaliada com equilíbrio ,em que pese o momento físico e técnico de cada jogador ,mas também o seu desempenho e experiência com a camisa verde-e-amarela .
Assim sendo , seriam respeitados critérios muito mais coerentes do que os utilizados pelo ténico Dunga ,pois se o fato de Ganso e Neymar nunca terem vestido a amarelinha ,foi pretexto para que eles ficessem de fora ,o que dizer da convocação de Grafite ?Pois o atacante do Wolfsburg ,da Alemanha,jogou apenas 30 minutos com o manto do Brasil . A coerência passou bem longe ,dessa vez , Capitão Dunga .
Com ou sem coerência , são esses agora os 23 que nos representarão no Mundial da África do Sul e nos resta simplesmente torcer , e quem sabe ,rezar (e muito),para que o título venha para o solo tupiniquim .

Nenhum comentário:

Postar um comentário