domingo, 4 de julho de 2010

Cabeça Fria,Brasil







Manhã de sexta , 02 de Julho . Era dia da festa do povo,para nos tornarmos mais uma vez ,os reis , dessa vez na África, seríamos como os leões, os reis da selva .Mas não foi o dia . Não fomos reis . Deixaremos essa glória para outra seleção , e teremos de esperar mais quatro anos para quem sabe , voltar a conquistar o planeta bola.
Hoje dois dias ,após a derrota , nos perguntamos :porque não chegamos lá?
A resposta estava escancarada ,para quem quisesse ver ou saber . Saber que desde o começo ,o grupo convocado e porque não,moldado pelo nosso bravo(literalmente)Dunga , não possuía peças de reposição a altura dos craques (?)da equipe,Robinho e Kaka .Este que assim como Luís Fabiano ,foi convocado longe das condições ideais.Menos um ponto para Dunga .
Faltavam também jogadores que oriundos do banco de reservas pudessem mudar um jogo , dando uma nova opção tática e mais técnica á equipe canarinho .
Ver que o rumo tomado por essa equipe (incluindo comissão técnica e dirigentes ), não era o caminho mais cabeça . Da cabeça fria .Pois foi exatamente isso que faltou para vencermos uma jogo que se apresentou fácil na etapa inicial e devido ao nervosismo , não levamos .Pense caro leitor , o que acontece a um participante de reality show que fica confinado quase dois meses , sem poder ver nada e nem ninguém ? Eles surtam ,não é mesmo ? O que aconteceu a Seleção Brasileira ,no jogo de sexta ,após 42 dias de confinamento extremo ,sem nem poder falar com seus familiares , foi simplesmente um surto . Não ficou a sensação de que algo apagou no intervalo e fez a seleção parar de jogar ? A resposta é clara e cristalina:além da falta de objetividade desse grupo apenas "guerreiro"(lembram-se?), o que faltou foi tranquilidade(ou seria maturidade ?) ao grupo de Dunga e Jorginho .
Um campeão do mundo não se produz no grito ou simplesmente na alma . Se produz na alma e na mente . Sempre no equilíbrio , que esteve distante do técnico do nosso selecionado .E sem equilíbrio ,Dunga tornou o ambiente insuportável , e fez os jogadores se sentirem num convento .É claro que eles iriam extravasar no campo .
O caminho tomado por Dunga e sua trupe , foi de encontro aos acontecimentos de 2006 ,quando a concentração brasileira ,mais parecia uma quadra de escola de samba , do que seleção em busca de título mundial .Mas se houvesse uma voz de experiência e de sabedoria na equipe , saberíamos que não era para irmos nem tanto ao céu ,nem tanto a terra . Disciplina e vontade é fundamental ,mas mente aberta é imprescindível , pois senão os dois primeiros elementos ,se transformam em ansiedade e em força desproporcional ,tornando-se fatal para qualquer grupo . É por isso amigos que Felipe Mello ,não deve ser considerado o único culpado pela derrota e fracasso brasileiro neste Mundial . Pois suas reações , foram originadas pelas influências do meio que cercava essa seleção ,somados ao seu temperamento explosivo . Também não tem culpa de ter sido convocado por um treinador intransigente, que não aceitava opinião de ninmguém e se achava mais do que realmente era .Felipe foi o retrato perfeito do técnico Dunga em campo .



A Torcida Carioca e todos o torcedores brasileiros , esperam que se faça um planejamento inteligente ,visando única e simplesmente a próxima Copa do Mundo ,em 2014 , que será no Brasil e é um sonho de 11 em cada dez brasileiros de verem , a nossa seleção ganhando a Copa em seus domínios.Começando com um técnico experiente e que não seja produto do meio,colocado apenas para fazer discursos patrióticos ,atendendo os interesses da CBF e de seus patrocinadores . Que o novo comandante ,saiba exatamente o que quer e seja flexível para enxergar seus erros , e mudar seus conceitos , assim como deveria acontecer com toda a CBF .

Um comentário:

  1. Concordo em Gênero, número, grau e Jabulani com você Matheus, Já dizia Zagalo "Tinha um time pra perder que era do Zico, e um pra ganhar que era o meu" , no caso dessa copa, "Tinha um time pra vencer que era o do POVO, e um pra perder que era o meu" (Dunga). É terrível ver a CBF escolher um técnico inesperiente e totalmente teimoso igual o Dunga, por que é isso que ele é TEIMOSO, ainda levou como seu auxiliar um banana como é o Jorginho, era certo de que não iria dar em nada!

    ResponderExcluir